1º Abra o Tibia ou algum outro ot em forma de Tibia que seja compatível com seu Bot.
Ex: Client 8.6, então Bot para 8.6)
*Se seu ElfBot for mais atualizado ou mais antigo que eu vou usar aqui não vai fazer muita diferença, pois geralmente são muito parecidos. Aqui vou usar o Bot para Tibia 8.6.
2º Abra o Cliente e o ElfBot NG. Ele vai pedir pra escolher uma "skin", tanto faz, apenas clique em Choose e ele irá abrir:

OBS: Alguns antivírus não deixam o ElfBot abrir, é só desativar o antivírus e depois de abrir o Bot. Depois você pode ativar o antivírus de novo se quiser.
3º Depois de aberto coloque sua senha, escolha um char e entre. Se quiser pode abrir o Bot com sua conta já na lista de chars. Ou também pode abrir mesmo com o char já logado, mas em alguns PCs dá um erro, por isso aconselho abrir o Bot antes de logar o char.
OBS: Enquanto o Bot fica aberto, se você clicar no "X" pra fechá-lo, ele não vai fechar, vai apenas "esconder", para melhorar a visão. Para voltar a aparecer é só apertar SHIFT + F12 e vice-versa (na maioria dos Windows 10 pra cima esse comando não funciona, então não feche :).
--------------------------------------------------
INICIANDO O BOT / HUD
Antes de tudo, depois do Bot aberto, clique em HUD. Depois selecione TODAS as caixinhas e depois clique em SAVE

---> Esse SAVE serve pra vc salvar o que você fez, não só salvar como também ativar.
Depois de salvo se você fechar o Client e o Bot, você pode abrir de novo o bot e, com UM CHAR DO MESMO NOME QUE SALVOU, clicar em LOAD, daí ele vai carregar tudo que você salvou.
Quando você clica em SAVE ele cria um arquivo com o NOME DO SEU CHAR lá na pasta do Bot, ou seja, quando você for abrir o Bot e der LOAD com outro char de nome diferente ele não vai carregar.
*Se seu ElfBot for mais atualizado ou mais antigo que eu vou usar aqui não vai fazer muita diferença, pois geralmente são muito parecidos. Aqui vou usar o Bot para Tibia 8.6.
2º Abra o Cliente e o ElfBot NG. Ele vai pedir pra escolher uma "skin", tanto faz, apenas clique em Choose e ele irá abrir:

OBS: Alguns antivírus não deixam o ElfBot abrir, é só desativar o antivírus e depois de abrir o Bot. Depois você pode ativar o antivírus de novo se quiser.
3º Depois de aberto coloque sua senha, escolha um char e entre. Se quiser pode abrir o Bot com sua conta já na lista de chars. Ou também pode abrir mesmo com o char já logado, mas em alguns PCs dá um erro, por isso aconselho abrir o Bot antes de logar o char.
OBS: Enquanto o Bot fica aberto, se você clicar no "X" pra fechá-lo, ele não vai fechar, vai apenas "esconder", para melhorar a visão. Para voltar a aparecer é só apertar SHIFT + F12 e vice-versa (na maioria dos Windows 10 pra cima esse comando não funciona, então não feche :).
--------------------------------------------------
INICIANDO O BOT / HUD
Antes de tudo, depois do Bot aberto, clique em HUD. Depois selecione TODAS as caixinhas e depois clique em SAVE

---> Esse SAVE serve pra vc salvar o que você fez, não só salvar como também ativar.
Depois de salvo se você fechar o Client e o Bot, você pode abrir de novo o bot e, com UM CHAR DO MESMO NOME QUE SALVOU, clicar em LOAD, daí ele vai carregar tudo que você salvou.
Quando você clica em SAVE ele cria um arquivo com o NOME DO SEU CHAR lá na pasta do Bot, ou seja, quando você for abrir o Bot e der LOAD com outro char de nome diferente ele não vai carregar.
Dica: Para carregar as configurações com outro char diferente, você tem que simular que está logado com o primeiro. Para isso, clique em CUSTOM e selecione o arquivo do NOME DO CHAR ANTIGO que você salvou, aí sim você dá LOAD e vai carregar do outro char. [Note que o nome do char que o Bot está lendo fica no Bot]
E para salvar com o Nome do seu CHAR NOVO é só clicar no NÚMERO 1 (Slot 1) (Perceba que o nome do char antigo vai sumir) e dar SAVE! Aí ele vai criar um novo arquivo com o nome do char novo que você salvou para não ter que fazer tudo isso novamente.
Pronto. Já ensinei o SAVE/LOAD/CUSTOM
-->Com essas caixinhas do HUD marcadas vai aparecer umas informações na parte superior esquerda da tela: elas mostram o Ping, o alvo que você atacou por último, todos os alvos (players) atacados, o life/mana/guild dos players, o tempo pra PZ sair, as HOTKEYS ativas, onde está o player que você deu magia de busca (Exiva, Sense). Observe que ele salva a localização de acordo com a última magia de busca que você usou. Ele não fica com a localização em tempo real. Não é GPS.
Ensinei o básico. Agora vamos na ordem dos botões
--------------------------------------------------
HEALING

Como o nome diz, aqui é para healar.
Spell Hi: nome da magia para healar se você receber pouco dano. Health: quanto de life tem que chegar para usar a magia. Mana: mana necessária
Spell Lo: nome da magia para healar se você receber muito dano. Health e Mana a mesma coisa.
Por exemplo, no tibia exura heala e exura gran heala mais. Vamos dizer que meu life é 100.
Então eu coloco exura no Spell Hi e o Health como 80, por exemplo. No Spell Lo, coloco exura gran e o Health como 50, digamos assim.
Em ots que você upa muito rápido, à medida em que isso acontece, o seu life máx vai ficar muito acima do life que você colocou para healar. Então eu coloco a mesma magia nos dois (Hi e Lo) e o Health um valor bem alto que a barrinha não chegue, por exemplo, uns 80000. Na mana deixo 0 mesmo. Desse modo, ele vai usar a magia, sempre que levar qualquer tipo de hit.
Como diz no Bot, tem que clicar em SAVE no menu principal para ativar. (Verifique que você está no char/slot certo para não sobrepor o save em outro)
--------------------------------------------------
CAVEBOT

Waypoints
Aqui você vai colocar seu char para rodar na cave ou onde você queira. Para isso, você tem que marcar por onde ele vai passar.
Para marcar é só ficar em cima no piso a que você quer que o char vá e clicar em Stand.
Observe que, em cima disso, o Emplacement está Center. Quer dizer que ele vai marcar exatamente onde você está. Se quiser, pode tirar o center e colocar outra direção, East, por exemplo. Nesse caso, quando você clicar em Stand, ele vai registrar um quadradinho à sua direita ao invés de ser onde você está exatamente. Isso serve para escadas e buracos, por exemplo. Já que você não pode marcar o Center desses lugares, pois se você for até lá, você vai subir ou descer o andar.
Agora é só ir marcando, rodando a cave até voltar ao início. Não precisa marcar todos os passos. Basta um a cada 10 ou 20 passos, você que sabe.
Dica: se na cave tiver escada que você não queira descer, quando estiver marcando um ponto próximo, vá lá, desça ela e marque como se fosse subindo de volta. Vai que dê lag, ou alguma falha e seu char caia lá durante a hunt. Se cair, ele volta. Se não cair, ele simplesmente pula esse waypoint e segue a hunt normalmente.
Looting
Se você quiser que ele pegue itens, só vir aqui e colocar:
o ID do item no primeiro retângulo
o número da BP no segundo (o número é a ordem que foi aberta. Se você colocar a letra "e", ele vai colocar na primeira BP disponível, acho mais fácil assim para caso encha alguma bp)
e uma descrição que você queira no terceiro (logicamente o nome do item)
Saving & Loading settings
Como o nome diz, você salva e carrega para não ter que marcar tudo de novo.
--------------------------------------------------
HOTKEYS E ICONS
Vou explicar Hotkeys e depois pular para Icons, pois é muito útil usar as hotkeys no icons.
HOTKEYS:
Aqui você pode ativar infinitas funções para o Bot fazer por você. Vou deixar uma aba no site para disponibilizar algumas hotkeys muito úteis. Mas aqui vou explicar como funciona.

- O quadradinho serve para ativar/desativar. Hotkeys enabled ativa e desativa todas de uma vez. Os quadrados de baixo são para ativar e dasativiar uma ou outra especificamente.
- O retângulo pequeno serve para colocar o atalho para ligar ou desligar as hotkeys que estiverem ativadas. O retângulo grande é para a própria hotkey.
-Observe que eu coloquei apenas uma hotkey. Essa especificamente serve para reconectar o char, caso o server salve ou a sua internet caia... Enfim, perceba que eu coloquei "+" para ligar e desligar. Então, deve-se marcar a caixinha dessa hotkey e depois a caixinha Hotkeys enabled. Depois disso, só apertar "+" para ligar/desligar.
OBS: vai aparecer lá em baixo da tela em branco para mostrar se você ativou ou desativou. E se você marcou um dos botões do HUD (pedi para marcar todas lá no início do tutorial), vai ficar permanentemente na tela as hotkeys ativas.
OBS 2: essas hotkeys são melhores ativadas com aquele teclado numérico. Dá pra usar o teclado de números acima do de letras também, mas fica ruim para quem usa notebook, por exemplo. Você digita um número e liga uma hotkey sem querer. Aí iria ter que desativar, ou escrever em outra janela... Para resolver isso e melhorar muito mais tem os ICONS.
É só isso. Agora é só colecionar suas hotkeys e usar como quiser
ICONS:
Aqui você pode colocar ícone como se fosse botão para clicar e ativar/desativar (ligar/desligar também) o que quiser. Eu gosto de fazer isso com hotkey, por isso estou explicando agora. É melhor para visualização, para ver qual está ativa/inativa mais rapidamente. É melhor para ativação, pois vai que você esteja com mais de 20 hotkeys e esqueça em que atalho colocou. Dentre outras vantagens

Vou explicando as partes úteis:
Name: coloque um nome qualquer para identificar seu icon
Lclick: o que vai acontecer com o ícone se você clicar nele com o botão esquerdo do mouse
Rclick: o mesmo, só que com o direito
Eu coloco apenas o esquerdo, mas se você quiser deixar mais complexo, pode ir fazendo como quiser.
Agora precisamos criar o ícone dele desativado e dele ativado.
Vamos para o desativado (Inactive State)
Icon ids: só precisa colocar o primeiro retângulo. Nele coloque o ID do ícone. Eu coloco itens, e para saber o ID do item é só dar "look" nele (seta no print), que o Bot te mostra o ID em branco lá em baixo da tela (circulado em vermelho no print)
Xpos: Posição do ícone na tela da esquerda para a direita
Ypos: Posição do ícone na tela de cima para baixo
Text: Nome abaixo do ícone. E ao lado tem as cores do texto quando estiver sem o mouse por cima e com o mouse por cima.
Agora você faz o mesmo no ativado (Active state)
Você pode colocar tudo igual, exceto a cor do texto, para ver que quando ele estiver ativo, o texto estará de outra cor. Você pode fazer como quiser. Pode mudar o ícone quando ele ativar, pode mudar o local do ícone (nunca recomendaria isso kkk), pode mudar o texto...
Diferentemente do print, eu deixo inativado sem texto. Aí quando ativo ele aparece.
Agora marque a caixinha lá em baixo Enable icons e cada ícone que você quiser ativo, marca a caixinha On, que fica em baixo do nome dela.
E para salvar com o Nome do seu CHAR NOVO é só clicar no NÚMERO 1 (Slot 1) (Perceba que o nome do char antigo vai sumir) e dar SAVE! Aí ele vai criar um novo arquivo com o nome do char novo que você salvou para não ter que fazer tudo isso novamente.
Pronto. Já ensinei o SAVE/LOAD/CUSTOM
-->Com essas caixinhas do HUD marcadas vai aparecer umas informações na parte superior esquerda da tela: elas mostram o Ping, o alvo que você atacou por último, todos os alvos (players) atacados, o life/mana/guild dos players, o tempo pra PZ sair, as HOTKEYS ativas, onde está o player que você deu magia de busca (Exiva, Sense). Observe que ele salva a localização de acordo com a última magia de busca que você usou. Ele não fica com a localização em tempo real. Não é GPS.
Ensinei o básico. Agora vamos na ordem dos botões
--------------------------------------------------
HEALING

Como o nome diz, aqui é para healar.
Spell Hi: nome da magia para healar se você receber pouco dano. Health: quanto de life tem que chegar para usar a magia. Mana: mana necessária
Spell Lo: nome da magia para healar se você receber muito dano. Health e Mana a mesma coisa.
Por exemplo, no tibia exura heala e exura gran heala mais. Vamos dizer que meu life é 100.
Então eu coloco exura no Spell Hi e o Health como 80, por exemplo. No Spell Lo, coloco exura gran e o Health como 50, digamos assim.
Em ots que você upa muito rápido, à medida em que isso acontece, o seu life máx vai ficar muito acima do life que você colocou para healar. Então eu coloco a mesma magia nos dois (Hi e Lo) e o Health um valor bem alto que a barrinha não chegue, por exemplo, uns 80000. Na mana deixo 0 mesmo. Desse modo, ele vai usar a magia, sempre que levar qualquer tipo de hit.
Como diz no Bot, tem que clicar em SAVE no menu principal para ativar. (Verifique que você está no char/slot certo para não sobrepor o save em outro)
--------------------------------------------------
CAVEBOT

Waypoints
Aqui você vai colocar seu char para rodar na cave ou onde você queira. Para isso, você tem que marcar por onde ele vai passar.
Para marcar é só ficar em cima no piso a que você quer que o char vá e clicar em Stand.
Observe que, em cima disso, o Emplacement está Center. Quer dizer que ele vai marcar exatamente onde você está. Se quiser, pode tirar o center e colocar outra direção, East, por exemplo. Nesse caso, quando você clicar em Stand, ele vai registrar um quadradinho à sua direita ao invés de ser onde você está exatamente. Isso serve para escadas e buracos, por exemplo. Já que você não pode marcar o Center desses lugares, pois se você for até lá, você vai subir ou descer o andar.
Agora é só ir marcando, rodando a cave até voltar ao início. Não precisa marcar todos os passos. Basta um a cada 10 ou 20 passos, você que sabe.
Dica: se na cave tiver escada que você não queira descer, quando estiver marcando um ponto próximo, vá lá, desça ela e marque como se fosse subindo de volta. Vai que dê lag, ou alguma falha e seu char caia lá durante a hunt. Se cair, ele volta. Se não cair, ele simplesmente pula esse waypoint e segue a hunt normalmente.
Looting
Se você quiser que ele pegue itens, só vir aqui e colocar:
o ID do item no primeiro retângulo
o número da BP no segundo (o número é a ordem que foi aberta. Se você colocar a letra "e", ele vai colocar na primeira BP disponível, acho mais fácil assim para caso encha alguma bp)
e uma descrição que você queira no terceiro (logicamente o nome do item)
Saving & Loading settings
Como o nome diz, você salva e carrega para não ter que marcar tudo de novo.
--------------------------------------------------
HOTKEYS E ICONS
Vou explicar Hotkeys e depois pular para Icons, pois é muito útil usar as hotkeys no icons.
HOTKEYS:
Aqui você pode ativar infinitas funções para o Bot fazer por você. Vou deixar uma aba no site para disponibilizar algumas hotkeys muito úteis. Mas aqui vou explicar como funciona.

- O quadradinho serve para ativar/desativar. Hotkeys enabled ativa e desativa todas de uma vez. Os quadrados de baixo são para ativar e dasativiar uma ou outra especificamente.
- O retângulo pequeno serve para colocar o atalho para ligar ou desligar as hotkeys que estiverem ativadas. O retângulo grande é para a própria hotkey.
-Observe que eu coloquei apenas uma hotkey. Essa especificamente serve para reconectar o char, caso o server salve ou a sua internet caia... Enfim, perceba que eu coloquei "+" para ligar e desligar. Então, deve-se marcar a caixinha dessa hotkey e depois a caixinha Hotkeys enabled. Depois disso, só apertar "+" para ligar/desligar.
OBS: vai aparecer lá em baixo da tela em branco para mostrar se você ativou ou desativou. E se você marcou um dos botões do HUD (pedi para marcar todas lá no início do tutorial), vai ficar permanentemente na tela as hotkeys ativas.
OBS 2: essas hotkeys são melhores ativadas com aquele teclado numérico. Dá pra usar o teclado de números acima do de letras também, mas fica ruim para quem usa notebook, por exemplo. Você digita um número e liga uma hotkey sem querer. Aí iria ter que desativar, ou escrever em outra janela... Para resolver isso e melhorar muito mais tem os ICONS.
É só isso. Agora é só colecionar suas hotkeys e usar como quiser
ICONS:
Aqui você pode colocar ícone como se fosse botão para clicar e ativar/desativar (ligar/desligar também) o que quiser. Eu gosto de fazer isso com hotkey, por isso estou explicando agora. É melhor para visualização, para ver qual está ativa/inativa mais rapidamente. É melhor para ativação, pois vai que você esteja com mais de 20 hotkeys e esqueça em que atalho colocou. Dentre outras vantagens
Vou explicando as partes úteis:
Name: coloque um nome qualquer para identificar seu icon
Lclick: o que vai acontecer com o ícone se você clicar nele com o botão esquerdo do mouse
Rclick: o mesmo, só que com o direito
Eu coloco apenas o esquerdo, mas se você quiser deixar mais complexo, pode ir fazendo como quiser.
Agora precisamos criar o ícone dele desativado e dele ativado.
Vamos para o desativado (Inactive State)
Icon ids: só precisa colocar o primeiro retângulo. Nele coloque o ID do ícone. Eu coloco itens, e para saber o ID do item é só dar "look" nele (seta no print), que o Bot te mostra o ID em branco lá em baixo da tela (circulado em vermelho no print)
Xpos: Posição do ícone na tela da esquerda para a direita
Ypos: Posição do ícone na tela de cima para baixo
Text: Nome abaixo do ícone. E ao lado tem as cores do texto quando estiver sem o mouse por cima e com o mouse por cima.
Agora você faz o mesmo no ativado (Active state)
Você pode colocar tudo igual, exceto a cor do texto, para ver que quando ele estiver ativo, o texto estará de outra cor. Você pode fazer como quiser. Pode mudar o ícone quando ele ativar, pode mudar o local do ícone (nunca recomendaria isso kkk), pode mudar o texto...
Diferentemente do print, eu deixo inativado sem texto. Aí quando ativo ele aparece.
Agora marque a caixinha lá em baixo Enable icons e cada ícone que você quiser ativo, marca a caixinha On, que fica em baixo do nome dela.