Como jogar?

DBO Classic é um mmorpg de Dragon Ball que tem como base Tibia. Por isso separamos este tutorial em três partes:

1) Nunca jogou Tibia/OTserver 
2) Já jogou Tibia, mas não de Dragon Ball 
3) Já jogou algum DBO


1) NUNCA JOGOU TIBIA/OTSERVER

Tibia é um jogo de 1997 que vem sendo adaptado ao longo dos anos através de OTservers, e uma dessas adaptações foi para Dragon Ball! Então neste ponto "1" vou explicar o básico.
Você tem que criar sua conta, depois seu personagem escolhendo a vocação dele (Goku, Vegeta, Gohan, etc.). Depois disso, deve baixar o jogo, claro.
Temos várias opções de Clients (client é o programa no qual você vai jogar):

  • Temos o Old Client, que a galera das antigas prefere, principalmente por ser um meio para usar o Elf Bot NG.
  • Temos o OTClient, que é mais moderno, com um melhor FPS e já vem Bot incluso nele.
  • Temos o Mobile, que é para jogar em qualquer aparelho Android (tablet, celular, emulador...). Ele tem a mesma base do OTClient, então vem com Bot também.
  • E se você vai jogar pelo PC, recomendamos baixar o Launcher, pois ele contém tanto o Old Client quanto o OTClient, além de atualizar sozinho caso haja um novo update do jogo.

Todos eles têm funcionamento parecido, onde você vai mover seu personagem pelas setas, pode ir até um lugar clicando lá e arrastar itens com o clique normal. O botão direito do mouse serve mais para usar as coisas, por exemplo: se clicar com o botão direito em um item, vai usá-lo. Se clicar em um monstro vai atacá-lo. E tem mais opções caso você segure CTRL antes de clicar (seguir, ver, copiar nome, mandar mensagem privada, etc.).
OBS: isso com a opção classic control ativada. Se não tiver, você pode ativar nas opções do jogo.

Bom saber também que você pode mandar mensagens para todo mundo na tela só em digitar e apertar enter:
Você pode iniciar uma conversa com um NPC chegando perto dele e falando "hi".
Você pode falar magias e comandos também. Para saber as magias do seu personagem, é só falar "tecnicas". Para saber os comandos, pode falar "!news" ou "/commands". OBS: para usar magias/falas mais rapidamente, você pode colocá-los nas hotkeys (CTRL + K).

O client tem várias opções para explorar, como o minimapa, o inventário de itens, a seção de skills (onde você vê o level, ki level, habilidade em usar armas, etc.), status de batalha e as abas dos chats que você pode conversar, por exemplo.

Sabendo disso, você já pode começar a upar seu level. Cada monstro dá pontos de experiência e loot, que você pode abrir e arrastar os itens para sua bolsa. Quanto mais nível você alcança, mais rápido você fica e com mais pontos de HP e de Ki, além de liberar novas magias e transformações.

Morte: Se seu HP chegar a zero você morre, voltando para o Yama. Você pode ter penalidades, como perder sua bolsa, alguns itens, level e skills.
Mas também pode se proteger comprando Band of Loss (BoL) no Tibia se chama Amulet of Loss (AoL) e equipar para não perder item.
Pode comprar Blessings e, dependendo da quantidade (máx. 5), não perde item e perde muito menos level e skill.
Claro que se você estiver usando BoL e/ou Blessings e morrer, vai ser protegido por eles, mas vai perdê-los, tendo que comprá-los de novo!
OBS: até o level 149 você estará protegido de perdas de itens. Então tome cuidado, pois no 150, além de te darmos 1 BoL de presente para começar essa etapa, é também quando o PvP está liberado!

PvP: Você também pode batalhar com e matar outros jogadores! Mas para isso você deve ativar a opção de PvP no client e falar "!pvp on". Colocamos esse comando porque mesmo sem a opção de PvP ativada, se usar ataque de área sem querer em alguém, você poderia abrir uma batalha.
Ao abrir uma batalha, um símbolo "Z" branco (white skull, mais conhecido como PK) irá aparecer em você, além de não poder entrar em Protection Zone (PZ). Para sair, terá que esperar 30 segundos em um local longe de batalhas.
MAS, se você matar alguém, esse tempo aumenta para 3 minutos, além de que vai contar 1 frag para você!
Para que contar frags? Para haver um limite de abuso de matanças nos jogos. E esse limite diário é de 5 frags, semanal é de 25 e mensal é de 50! Se você extrapolar, irá ficar com um símbolo "Z" vermelho (RED SKULL), no qual o impedimento de entrar em PZ também é de 3 min, mas mesmo você podendo entrar, este Red Skull não sai! Só sai depois de 3 dias. Tá mas e daí? E daí que se você morrer estando Red Skull você perde TODOS os itens, mesmo se estiver de BoL ou Bless. Então tome cuidado com a matança e se for upar de bot com atk em área use o comando "!pvp off" para não pegarem um personagem fraquinho para se matar em você, te forçando a virar Red Skull e te matarem depois :)
Importante saber também que se você atacar alguém com skull você não se torna skull, mas fica impossibilitado de entrar em PZ por 30 s (3 min se matar).


2) JÁ JOGOU TIBIA/OTSERVER, MAS NÃO DE DRAGON BALL

Aqui é onde eu menos tenho que explicar, pois você já conhece a funcionalidade. Você só precisa saber que as vocações são os personagens (Goku, Vegeta, Gohan, etc.), existem mais efeitos e sistemas para explorar. Para ver suas magias, fale "tecnicas", para saber o básico fale "!news" e para saber os comandos fale "/commands".


3) JÁ JOGOU ALGUM DBO

Nesse caso você é o tipo de player que mais sabe, então só basta saber quais os diferenciais do nosso DBO:
-O diferencial principal são os especiais (coldown alto) que eu mesmo criei do zero! Imagina um Vegetto que separa em Goku + Vegeta, onde você se torna um deles e ainda controla o outro! Imagina Um Majin Buu que, quando morre, seu corpo fica se juntando enquanto você controla seu char se regenerando até voltar para a batalha! Ou um Freeza que chama sua tripulação onde você estiver para salvar você e seu time de uma quest que não vai dar certo? E um Dendê que vê na bola de cristal, rapidamente, onde o alvo está?
TODOS têm especiais criados do zero! Imagine a jogabilidade possível!!

-Sem reborn por falta de lógica
Explicação na aba "Sobre".

-Sem Pay2win
Sabemos que existem servers que vendem de tudo pra ganhar dinheiro, mas acabam ficando saturados em pouco tempo. Nosso ot tem algumas coisas para sustentar o host sim, como vocação vip, premium, coisas básicas, pois, realmente, não temos fim lucrativo. Tanto que este ot é um dos meus projetos de faculdade.

-Pontos automáticos
As prestadoras de serviço que retornam pontos costumam atualizar e acabam desconfigurando o retorno do server. Isso faz com que o jogador faça a doação e demore muito a receber (apenas quando o ADM está acordado afim de conferir isso). Nós estamos sempre trabalhando para oferecer pontos automáticos para você não se preocupar com isso! O atual é o Mercado Pago.

-No Reset
É um servidor balanceado, que dá para atingir sempre níveis maiores, que perde pouco, sem pay2win. Isso só pode ser característica de um OT que veio para ficar!

-Várias opções
Temos OTClient com bot implementado, Old Client e mais opções de download de bot e cracker, e ainda temos o Launcher com ambas as opções e atualizações automáticas para você não ficar precisando baixar e substituir arquivos! E, claro, mobile!

-Um suporte diferenciado
Nós mesmos implementamos um site por fora, tipo Wiki em formato de blog. Lá fazemos questão de colocar informações sobre o ot, itens, personagens, quests, até ensinamos a crackear um Elf Bot NG e a usar passo a passo! Ah, e fora as hotkeys que tem tudo que você vai precisar! E tudo isso de graça! Fora as opções de contato: Facebook, Instagram, E-mail, Suporte in game, Formulário...

-Bosses únicos
Nossos bosses têm stages de acordo com o life que dão diferentes atributos! Além disso eles transformam/fusionam!